Pollyana - Eleanor H. Porter
Aquele livro que todos deveriam ler!!!
Quando me falaram desse livro eu não fiquei interessada. Não me chamou atenção, acho que eu não estava numa vibe de ler infanto - juvenil. Até que o dia das crianças foi chegando e eu sem ideia pra postar acabei pedindo ajuda pra uma amiga que veio falando desse livro. Segunda pessoa queveio me indicar ele, então peguei o livro dela emprestado e fui ler a tal da Pollyana. Nem fiz post no dia que era pra fazer, mas eu curti tanto essa leitura, um livro especial que deve ter um lugarzinho cheio de amor na sua estante!!! <3
Título: Pollyana
Autor: Eleanor H. Porter
Páginas:180p.
Editora: Autêntica
Ano de Publicação: 2016
Motivos para ler: Livro doce e sem igual, que te ensina a focar nas coisas boas e lindas da vida. Curto, leve e fácil de ser lido.
Motivos para não ler: Se não se encanta por classicos da literatura juvenil. E se só curte generos mais pesados.
Analise de capa: Pollyana e seus cabelos esvoaçando. <3 Simplesmente amei a ilustração, parece que ela esta olhando direto para você, como se soubesse de algo e você não. Mas se você ler, pode descobrir!! ;)
"A pequena Beldingsville, uma típica cidadezinha do início do século XX na Nova Inglaterra, Estados Unidos, nunca mais seria a mesma depois da chegada de Pollyanna, uma órfã de 11 anos, que vai morar com a tia, a irascível e angustiada Polly Harrington. Por influência da menina, de uma hora para outra, tudo começa a mudar no lugarejo. Tia Polly aos poucos torna-se uma pessoa melhor, mais amável, e o mesmo acontece com praticamente todos os que conhecem a garota e seu incrível "Jogo do Contente". Uma otimista incurável, Pollyana não aceita desculpas para a infelicidade e empenha-se de corpo e alma em ensinar às pessoas o caminho de superar a tristeza."
Pollyana é uma menina que vê o lado bom de tudo. Sim, de absolutamente tudo. Ela não é a pessoa mais sortuda do mundo, seus pais morreram, foi cuidada pelas senhoras da igreja, antes de ser mandada para tia Polly, uma mulher dura, e amargurada com a vida, uma mulher cheia de deveres.
Apesar de ser sua sobrinha, tia Polly trata Pollyana como um inconveniente e uma mera obrigação. E Pollyana em vez de se irritar ou notar que a tia não tem uma afeição natural as pessoas, ela tenta enxergar o lado positivo das coisas, brincando do jogo do contente.
Nesse jogo você tenta encontrar o lado positivo das coisas, por mais que a situação não seja nada otimista. Um jogo que eu acho que todo mundo devia jogar. E esse jogo vai mudando todas as pessoas que cercam Pollyana.
Falando assim, até parece que a Pollyana não via nada de ruim no mundo, mas não, em vários momentos esse jogo pode não ser adequado. Na realidade é a historia de uma garotinha muito forte, que apesar das dificuldades impostas pela vida se esforçava em não deixar se abater, e se alegrar com as coisas que tinha. Ela tem uma pegada ao estilo Anne de GreenGables. <3
No decorrer da história você se depara com personagens incríveis, que vão fazendo parte da rotina da Pollyana e evoluindo com a convivência dela. Tem tantas partes do livro que me chamaram atenção...
Eu dei uma revisada super geral, mas o livro é muito mais que isso. Tem varias histórias dentro do núcleo principal que vão te fazer amar a Pollyana. Tem alguns segredos também e tem um final que em minha opinião, foi sensacional.
Quer saber um motivo para gostar das segundas-feiras? então leia esse livro! e leia logo!
O que eu achei...
Aiiiii não sei nem o que escrever direito. Como me expressar? só sei que após finaliza-lo uma maré de alegria me encheu por dentro. Esse livro é super influenciador! Agora tudo que eu passo que seja péssimo eu tento procurar o lado bom daquilo, pra superar de vez e não ficar muito tempo na tristeza.
Vou por os 3 trechinhos que eu mais gostei <3 mas se pudesse faria todo mundo ler... Pois ele nos deixa marcados de uma forma muito boa. To amando livros assim.
"- Ele me trouxe em casa. Oh, e dei a geleia pro Senhor Pendleton, e...
Miss Polly levantou a cabeça imediatamente.
- Pollyana, ele não pensou que eu mandei a geleia, pensou?
- Oh, não, Tia Polly. Falei pra ele que a senhora não mandou"
"-Ora, Tia Polly, achei que ia ficar contente se as pessoas gostassem de vê-la bonita! Não gosta de olhar pra coisas bonitas? Sempre fico muito feliz quando vejo pessoas bonitas, porque, quando vejo as do outro tipo, fico com muita pena delas."
"- Ora, ele sempre dizia que gostava, claro, mas quase sempre falava, também, que não continuaria sendo um ministro da igreja nem um minuto a mais, se não fossem os textos de alegria."
Foco principal para os reclamões e pessimistas de plantão, parem de insistir em se por para baixo, se lamentar não vai melhorar sua situação, enxergue algo bonito, modifique sua forma de pensar, e de foco nas coisas que irão te deixar feliz!!! Não, não é fácil, é um aprendizado, você vai aprender aos poucos a arte de ver o lado bom das coisas, mas depois de ver os resultados, vai ser difícil te fazer parar! ;)
Sobre essa edição da Autêntica, achei ela super fofa, é em formato de brochura. Mas das versões que tem, essa capa esta a mais linda, é muito dificil eu me interessar por livros que tem fotos de pessoas na capa, eu gosto mais de artes, ou detalhes, como roupas.
Outro ponto positivo é a arte em cada letra inicial dos capítulos que mostravam algo a ver com o capítulo. Achei bem legal, e eu que sou a louca pra desvendar mistérios, ficava tentando imaginar como aquilo iria influenciar ou aparecer no capítulo. Sim, amo teorias. Uma preciosidade de livro, um primor!!
Você já assistiu a adaptação de Pollyana pro cinema??? eu ainda não, mas pretendo... Amo comparar livro com filme e xingar o filme depois. hahahahaha. Quem sabe não sai critica do filme por aqui... Prometo que serei boazinha e pegarei leve.
Também começaram a gravar no SBT uma novela baseada nesse livro, 'As aventuras de Poliana e João Feijão'. Vai entrar no lugar de carinha de anjo. Quem é João Feijão não sei. Mas acho que a novela tem uma pegada mais atual. Espero que retratem a Poliana de um modo bem otimista como no livro, pra dar um gostinho de lembrança boa desse livro maravilhoso. Vou dar uma olhadinha na novela só pra conferir, mas não sou muito de acompanhar. O filme é mais fácil pra mim assistir!
Gostou ou se interessou? É um livro que você não vai se arrepender em ter. <3
0 comentários:
Postar um comentário