Um dos melhores de 2017 sem sombra de dúvidas!!!
Título: As Mentiras de Locke Lamora
Autor: Scott Lynch
Páginas: 464p.
Editora: Arqueiro
Ano de Publicação: 2014
Motivos para ler: Jogadas inteligentes, reviravoltas e apreço por sofrimento próprio. Gosta de ler livro pra dar aquela sofridinha, mas não quer só melancolia, quer engenhosidade.
Motivos pra não ler: Se não é um leitor tão detalhista, talvez dê umas paradinhas, mas juro que mesmo assim vale a pena.
Analise de capa: Canal de Camorr, vemos alguém que está envolto em sombras, munido de uma espada. Seria Mestre Espinho?
"O Espinho é uma figura lendária: um espadachim imbatível, um especialista em roubos vultosos, um fantasma que atravessa paredes. Metade da excêntrica cidade de Camorr acredita que ele seja um defensor dos pobres, enquanto o restante o considera apenas uma invencionice ridícula.
Franzino, azarado no amor e sem nenhuma habilidade com a espada, Locke Lamora é o homem por trás do fabuloso Espinho, cujas façanhas alcançaram uma fama indesejada. Ele de fato rouba dos ricos (de quem mais valeria a pena roubar?), mas os pobres não veem nem a cor do dinheiro conquistado com os golpes, que vai todo para os bolsos de Locke e de seus comparsas: os Nobres Vigaristas.
O único lar do astuto grupo é o submundo da antiquíssima Camorr, que começa a ser assolado por um misterioso assassino com poder de superar até mesmo o Espinho. Matando líderes de gangues, ele instaura uma guerra clandestina e ameaça mergulhar a cidade em um banho de sangue. Preso em uma armadilha sinistra, Locke e seus amigos terão sua lealdade e inteligência testadas ao máximo e precisarão lutar para sobreviver."
O livro vai mostrar vários golpes cometidos pelos Nobres Vigaristas, figuras carimbadas em Camorr que no mundo dos ladrões e pilantras, sobrevivem como podem. Diferentemente das outras gangues que roubam de menos favorecidos e mantém a paz secreta, (acordo entre nobres e o "líder" dos ladrões que pode agir como quiser se somente roubar das pessoas em geral.) os nobres vigaristas meio que quebram essa regra sempre. E roubam mesmo dos bem afortunados.
Mas para eles não é só roubar e sim uma arte que exige esforço, atuação e muito lábia. A história tem inicio no pequeno Lamora que desde criança já caminha para um futuro incrível como vigarista, antes disso, cresceu trabalhando para outra gangue de pequenos furtos de rua, mas por causar inúmeros problemas, Aliciador decide vende-lo ao padre Correntes, ou ele é vendido ou morre.
Assim ele é treinado nas artes da trapaça e se torna o incrível e famoso espinho. Temido por muitos que pode roubar dos nobres sem intervenção do Capa Barvasi, já que ele não responde a paz secreta e é como uma lenda em Camorr, com uma aura misteriosa já que ninguém suspeita que ele seja uma grande mentira inventada por uma gangue submissa ao Barvasi.
Um grande golpe esta sendo armado pelos grandes vigaristas e no meio disso aparece o misterioso rei cinza que como o espinho também parece saído direto de contos de fadas. Apesar disso o Rei Cinza parece bastante real e começa a ameaçar Capa Barvasi e sua liderança sobre as gangues, o que afeta todas, até os nobres vigaristas.
No meio disso tudo ainda tem o serviço secreto do Rei, chamado de O aranha, um espião que esta a par de tudo e todos que podem por em risco os nobres de Camorr. E no meio disso tudo Locke e seus companheiros precisam usar todos os seus recursos, para não cair na cilada de nenhuma das partes e ainda conseguir alguma fortuna enganando Dom Salvara.
A história é repleta de reviravoltas impensáveis, que te fazem devorar cada página e ainda pedir mais. Não tem como não se apegar aos nobres vigaristas e suas atitudes mirabolantes.
As aventuras são cheias de ação e as escapadas são super engraçadas e divertidas de se ler. É tipo aqueles filmes que você torce para o trapaceiro por que todo mundo na história não é totalmente certo ou errado e sim um pouco dos dois, de acordo com suas próprias convicções. É um livro que você não tem como se arrepender, pois a história não é menos que incrível.
O que eu achei...
Gente sério, não tava dando nada pelo livro não, mas tinha tanta gente falando positivamente e dizendo que o Lynch não tinha sentimentos que eu pensei: " vou comprar!"Não me arrependi nenhum pouco e o Lynch realmente deve ter uma pedra de gelo no lugar do coração. O livro é excepcional! Uma super história, muito bem elaborada e construída, com personagens envolventes e interessantes.
O universo meio medieval é super bem trabalhado, sinto uma pequena inspiração em Veneza, focando em tudo, na cidade, nos reinos, na religião, nos sotaques, é uma coisa tão absurdamente inteligente, a cidade é descrita nos mínimos detalhes e isso torna a história tão mais real. Mesma coisa que ressaltei na resenha passada sobre o nome do vento, é feita nesse livro.
E as reviravoltas te tiram o folego, sério, to quase pegando ele pra reler e morrendo de vontade de ler a continuação, porque sim, tem uma continuação, tem também os outros livros ainda não lançados, que claro estou super curiosa, mas digo uma coisa pra vocês Locke Lamora é genial. Até quando ele se dá mal.
A história vai alternar entre presente e passado, para deixar você mais a par da situação, e saber como o personagem se sente a respeito do passado, então é bem bacana pra se situar na história.Pode ser um pouquinho detalhado demais, mas em histórias assim, detalhes são vida.
Minha edição é de capa comum com folhas amareladas. Super confortável de se ler, diagramação nota 10. Sou apaixonada pela arte da capa! (Que eu achei bem melhor que a da edição em inglês.) E depois de descobrir essa história incrível, só tenho a dizer que queria lê-la de novo, como se fosse a primeira vez.
nota: 5/5
Quotes:
“Correntes costumava falar que não havia liberdade igual a de ser constantemente subestimado”
"Nós aqui somos ladrões de outro tipo, Lamora. A farsa e o engodo são as nossas ferramentas. Não acreditamos em trabalho árduo quando uma cara falsa e uma bobagem bem-bolada podem ser tão mais eficazes."
0 comentários:
Postar um comentário