O Nome do Vento - Patrick Rothfuss


Será que com um prólogo tão drámatico devo pensar que Kvothe morre antes de terminar o terceiro dia??? Não paro de pensar nisso, pois ele já é meu xodó. Mais importante ainda, Kvothe é um assassino?


Título: O nome do vento
Autor: Patrick Rothfuss
Páginas: 656 p.

Editora: Arqueiro.
Ano de Publicação: 2009
Motivos para ler: Fantasia pra dar, vender, distribuir... <3 Você passa muiito tempo com os personagens.
Motivos pra não ler: Não gosta de livros extensos e com muitos detalhes.
Analise de capa: Kvothe com seus cabelos esvoaçantes, alaúde em suas costas encarando seu destino... incerto?



"Ninguém sabe ao certo quem é o herói ou o vilão desse fascinante universo criado por Patrick Rothfuss. Na realidade, essas duas figuras se concentram em Kote, um homem enigmático que se esconde sob a identidade de proprietário da hospedaria Marco do Percurso. Da infância numa trupe de artistas itinerantes, passando pelos anos vividos numa cidade hostil e pelo esforço para ingressar na escola de magia, O nome do vento acompanha a trajetória de Kote e as duas forças que movem sua vida: o desejo de aprender o mistério por trás da arte de nomear as coisas e a necessidade de reunir informações sobre o Chandriano - os lendários demônios que assassinaram sua família no passado."

Kvothe, um nome que me fez ver várias resenhas em vídeo para saber pronuncia - lo. Kvothe o Arcano. Kvothe o sem sangue. Kvothe o assassino do rei. Conhecido agora como Kote o dono de marco do percurso. Tantos nomes para um único homem que possui uma mente no mínimo brilhante e uma vida rodeada de lendas, ou fatos como você vai descobrir. 
Quem observa um simples dono de taverna nem imagina que ele é uma lenda viva se escondendo do passado. Ele decide contar sua história e dividi-la em três dias. O primeiro livro aborda o primeiro dia, onde ele relata acontecimentos marcantes de sua infância e entrada na adolescência.
Kvothe é um menino prodígio desde pequeno. Criado por uma trupe itinerante os chamados Edenah Ruh, ele já mostra talento no alaúde e curiosidade em aprender coisas novas.Habilidade essa que se destaca no livro inteiro.
 Tudo aparentemente esta indo bem na vida dele até que uma tragédia ocorre mudando drasticamente a vida de Kvothe. A trupe inteira incluindo seus pais são assassinados, por um grupo perigoso chamado Chandriano, um grupo amaldiçoado como conta as lendas. Único rastro que deixam é as chamas azuis, que denunciam sua presença. Tudo por causa de uma canção.
Kvothe então começa uma busca sem fim atrás dos assassinos de seu pai, tarefa quase impossível, já que se sabe muito pouco sobre eles e são considerados para as pessoas no geral como um conto de fadas. 
Antes de conseguir iniciar a procura pelo Chandriano, ele vive anos nas ruas de Tahrbean maltrapilho e mendigando, e por que não dizer aprendendo, mas um dia propício chega e ele consegue uma pista sobre o Chandriano, sua jornada começa ai quando ele decide ir a Universidade e estudar lá.
Na Universidade ele pode ter acesso a milhares de informações e seguir na busca dos assassinos de seus pais. Mostrando ser um aluno exemplar, ele consegue uma vaga e acaba fazendo amizades duradouras. Mas arranja inimigos perigosos também. 
Kvothe se apaixona também por uma bela moça chamada Denna. Misteriosa demais, mas que aparentemente corresponde o sentimento dele. Uma coisa que não é tão explorada no livro, já que se tratando de mulher Kvothe é no mínimo deprimente. 
Ele tem uma conexão muito forte com a música, algo que o liga com seus pais e faz parte de sua essência, e é um sentimento muito bonito e profundo que consegue passar das páginas para o leitor. 
Nesse livro acompanhamos o inicio de sua história de amor confusa, como ele se sai na Universidade e se ele vai conseguir descobrir o nome do vento e controla-lo.


O que eu achei?


Esse livro é pura poesia. A forma de escrita do autor é tão gostosa e envolvente e ele faz umas analogias tão geniais que você fica admirada. 
É o tipo de livro que me faz querer falar certinho. haha E a história é sensacional!!
O protagonista é super bem construído, com qualidades e defeitos. E a diferença na descrição dele antes e depois de  virar o dono da Taberna, é gigantesca, apesar de ser  a mesma pessoa completamente diferente, porém com a mesma essência. 
Gosto do Kvothe pois ele não se faz de coitadinho, muita coisa acontece na vida dele pra ele ser mais humilde e até poder se vitimizar, mas ele não faz isso, melhor, ele sabe que é bom, ele sabe que tem inteligencia e esperteza e usa isso ao seu favor.
O romance ainda é inicial, nada de atitudes do lado de Kvothe o que é meio conflitante com sua postura no geral. 
O mais legal é o universo incrível criado pelo Rothfuss. Um dos universos mais bem construidos que eu já li. Tudo nele tem base histórica, lendas, religiões, economia. E não se concentra só em um povo se concentra em tudo. É como a descrição de países diferentes e os passados deles. Da a história um ar de realidade que faz toda a diferença. Então você descobre tudo sobre por onde Kvothe andou e o que isso vai acrescentar pra sua jornada que ainda é longa. 
É um livro que você tem que reparar nas pequenas dicas que autor dá com o desenrolar da história. Já que nada ali foi escrito por acaso. Eu amei ler esse livro. Me deixou super curiosa pra ler o segundo. Que também vai ter resenha aqui no Blog. 





O livro que eu comprei é capa comum, é lindão e tem um mapa antes do prólogo. Vocês também tentam se situar no mapa conforme vão lendo o livro?? 
O nome do vento não vai te decepcionar, mesmo que não curta fantasia, é um livro super legal que te envolve com o passar das páginas. Fiz meu pai ler e ele amou. E ele é do tipo que gosta de ler coisas mais reais nada fantasticas sabe?? fiquei mega feliz em saber que ele queria ler a continuação. Agora estamos esperando sair o livro 3!!



Tem um projeto bem legal no blog Me Livrando. é o Relendo Kvothe. A autora do blog está relendo a história e esmiuçando cada detalhezinho dos capítulos, formulando teorias. trazendo novos olhos sobre a leitura. Então se você quer iniciar ou reler esse livro genial, clica no link e confere o resumo dos capítulos no decorrer da sua leitura, você vai descobrir varias coisinhas novas.


"Uma verdadeira história leva tempo para ser preparada."

"Quando crianças, raramente pensamos no futuro. Essa inocência nos deixa livres para nos divertirmos como poucos adultos conseguem. O dia em que nos inquietamos com o futuro é aquele que deixamos a infância para trás."

"Uma pessoa inteligente e insensata é uma das coisas mais assustadoras que há."

"Todas as histórias são verdadeiras. Mas essa realmente aconteceu, se é isso que você quer saber."

 
  

Share this:

JOIN CONVERSATION

    Blogger Comment

0 comentários:

Postar um comentário