Por lugares incriveis - Jennifer Niven

Quando você acha a capa fofa porem descobre que o livro machuca o coração. 



Título: Por lugares incríveis.
Autor: Jennifer Niven
Páginas: 336p.
Editora: Seguinte.
Ano de Publicação: 2015

Analise de capa: Dois bonequinhos que podemos associar com os protagonistas pulando entre blocos de brinquedo. As vezes as capas vem com uns spoilers loucos.
Motivos para ler: fofo engraçado e com um tema mega polemico, abordado de uma forma direta. Motivos pra não ler: se não gosta de livros voltados para o publico jovem, ou goste de finais felizes. 

"Violet Markey tinha uma vida perfeita, mas todos os seus planos deixam de fazer sentido quando ela e a irmã sofrem um acidente de carro e apenas Violet sobrevive. Sentindo-se culpada pelo que aconteceu, Violet se afasta de todos e tenta descobrir como seguir em frente. Theodore Finch é o esquisito da escola, perseguido pelos valentões e obrigado a lidar com longos períodos de depressão, o pai violento e a apatia do resto da família.
Enquanto Violet conta os dias para o fim das aulas, quando poderá ir embora da cidadezinha onde mora, Finch pesquisa diferentes métodos de suicídio e imagina se conseguiria levar algum deles adiante. Em uma dessas tentativas, ele vai parar no alto da torre da escola e, para sua surpresa, encontra Violet, também prestes a pular. Um ajuda o outro a sair dali, e essa dupla improvável se une para fazer um trabalho de geografia: visitar os lugares incríveis do estado onde moram. Nessas andanças, Finch encontra em Violet alguém com quem finalmente pode ser ele mesmo, e a garota para de contar os dias e passa a vivê-los."


Violet perde sua irma num acidente de carro, no qual ela se sente culpada. Parece que nada na vida dela corre bem e apesar das terapias, ela sente um vazio gigante. Decide então subir no terraço do seu colégio e por  um ponto final no seu sofrimento. 
Finch tem apagões, ele é reconhecido no colégio como aberração, por seu jeito estranho e diferente, sua mente funciona a mil, e a cada dia em que esta acordado ele pensa em formas diferentes de suicídio, seu lugar preferido na escola e o terraço e la ele decide também, por um ponto final na sua situação. Ele só não esperava encontrar Violet lá, e ainda por cima salvar ela e a si mesmo de uma morte horrível e publica. 
Violet chama atenção dele, e ele decide conquista la, por isso  se coloca a disposição de fazer dupla com ela no novo trabalho de geografia. Visitar pontos turísticos do seu estado já que e o ultimo ano deles na escola. E muitos vão cursar a faculdade em outros estados.
Nesse trabalho eles acabam descobrindo um no outro motivos cada vez mais fortes pra viver. E visitando esses lugares o laco entre eles vai ficando cada vez mais forte. <3 



 O que eu achei... 


 Fiquei feliz por não ter visto nenhum spoiler sobre, mas triste com o fim. É uma leitura que te envolve e tem quotes incríveis e os lugares que eles visitam apesar de serem normais, na escrita, se tornam mágicos. 
Finch com toda a certeza é o melhor personagem, eu preferi mil vezes os capítulos ditados por ele do que os dela. Da até vontade de ser amiga dele. Os dois são muito talentosos no que fazem mas estão devastados por dentro, o que machuca muito... machuca porque pra algumas pessoas muito do que elas passam é frescura, pensam que querem chamar atenção. Mas não, existem distúrbios mentais e temperamentais que afetam pessoas no mundo todo que sofrem e oque elas precisam mais que tudo é apoio e ajuda. Apoiar, escutar essas pessoas, não julgar!!!! 
A conscientização também é importante, nunca jogue a carga da culpa em cima da pessoa. Ela não é a causadora do problema, mostre isso ela, e incentive a procura de profissionais para tratamento. Não é simples, não é fácil, exige persistência!!! 
Esse livro toca de uma forma arrebatadora, leiam!!!
Separei alguns quotes:


“A melhor coisa a fazer é não falar o que realmente pensamos. Se não falamos nada, as pessoas concluem que não estamos pensando em nada além do que deixamos que elas vejam.”

“Conheço a vida bem o suficiente para saber que não podemos acreditar que as coisas vão ser sempre iguais, não importa o quanto a gente queira.”

“É melhor manter as palavras tristes, ruins, más, desagradáveis separadas, onde possam ser vigiadas pra gente ter certeza de que não vão nos pegar de surpresa.”

“O problema das pessoas é que elas esquecem que na maior parte do tempo o que importa são as pequenas coisas.”
“Você é todas as cores em uma, em pleno brilho.”

“Você me faz feliz; sempre que está perto, estou seguro em seu sorriso.”


Minha nota é 4/5 não porque não mereça 5, mas eu sofri lendo esse livro.
Já leram? O que acharam?




Share this:

JOIN CONVERSATION

6 comentários:

  1. Quero muito ler esse livro, talvez eu o compre na bienal de sp, vejo tanta gente elogiando esse livro, que estou numa vontade enorme de ler heheh.

    Adorei a resenha <3 ah, as fotos ficaram incríveis <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai que dia na Bienal??? Esse livro é ótimo!! Eu amei!

      Excluir
    2. Estou em dúvida se vou no dia 7 ou no dia 8 ^^

      Excluir
    3. hahahahaha que legal to tentando ir também mas depende de um monte de coisas.

      Excluir
  2. Achei esse livro incrível, pelo o que li na resenha. São livros assim que fazem a gente aprender a ser melhor, querer ser melhor... Num mundo cheio de outros seres que necessitam de nosso apoio.

    ResponderExcluir