Só os Animais Salvam - Ceridwen Dovey


  

Título: Só os Animais Salvam.
Autor: Ceridwen Dovey
Páginas: 240 p.

Editora: Darkside Books
Ano de Publicação: 2017
Motivos para ler: Gosta de contos, e uma perspectiva diferente, em períodos críticos.
Motivos para não ler: Não gostar de contos e preferir histórias fluídas.
Analise de capa:  Nessa capa temos a representação do céu e alguns animais que tem suas histórias no livro, assim como o mapa de algumas constelações. É uma senhora de uma capa caprichada!!!



"Nós, humanos, nos achamos o máximo. Mas o que temos feito com o nosso mundo? “Só os Animais Salvam” é um livro que tenta responder a essa pergunta de maneira inusitada. Cada um de seus contos é uma fábula moderna, narrada por um bicho diferente, vítima de uma de nossas incontáveis guerras. Em meio ao caos, os animais conseguem encontrar esperança e inspiração numa das atividades mais significativas que nossa espécie já criou: a literatura. Ceridwen Dovey reúne fragmentos e personagens da obra de escritores imortais e nos faz sonhar o sonho dos inocentes. Só os animais salvam."

Eu não sou a fã numero 1 de contos. Acho eles curtinhos demais, e os finais geralmente nos deixam com um sabor agridoce. Então nesse livro teve contos que eu gostei, e teve contos que eu não curti.
E como já sabemos no começo dos livro, são as histórias de animais que morreram, morreram por causa do que??? Por causa das infinitas guerras travadas pela humanidade. O que eu achei uma sacada genial por parte da autora.
Então temos animais contando sobre suas vidas em períodos críticos da humanidade nos lugares onde eles se encontravam. Muitas histórias afetam de uma forma direta os animais, e outras de forma indireta. Temos elefantes sofrendo na Africa ( um dos meus contos preferidos.) Gatos nas trincheiras. Tartaruga no espaço no período da Guerra Fria. Muitos contos me prenderam de uma forma que eu só parava de ler quando o acabava, outros eu confesso, tive que empurrar até o final.
Eu diria que é um livro para se saborear aos poucos, e se admirar também. Essa Edição é tão caprichada que brilha os olhos. A Diagramação e as ilustrações também. Com elas tirei a base da minha parede estelar! <3 Vocês já leram? Qual seu conto preferido? O meu é: Alma de Elefante.



Quotes:

"Eu disse que participaria apenas se pudesse usar a terceira pessoa, evitando me tornar uma paródia de mim mesma, golfinho autoconsciente manejando o "eu" como uma bola de brinquedo entre as nadadeiras. Mas, no fim, "eu" é irresistível." - Alma de Golfinho

"E em troca, por milênios, quando encontramos um humano se afogando nós o erguemos à superfície, assim como fazemos com nossos recém-nascidos, esperando até que comece a respirar." - Alma de Golfinho

"Que escolha ela tinha senão pendurar minha gaiola no toldo da entrada, indo embora em silêncio, antes mesmo que eu percebesse ter ficado só?" - Alma de Papagaio

Share this:

JOIN CONVERSATION

8 comentários:

  1. Eu sempre amei a capa desse livro, mas sempre adiei por ser livro de contos. Sou meio termo nesse quesito, e nunca li um que eu ficasse "nossa, como eu amei esse conto!". Só que eu não sabia que era de animais que morreram por causa de guerras e afins, acho que vai ser doloroso de ler!
    Bjss

    P.S.: Amei o gatinho - ou gatinha - da sua foto! Parece a minha <3

    www.blogleituravirtual.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bem reflexivo... Mas meio triste sim...
      Essa capa é linda, e confesso que também adiei por ser de contos, mas então fui lendo devagarinho mesmo... beijos!

      Excluir
  2. Essa capa é mega fofa, eu ainda não li esse livro.. acho que ficaria triste na maior parte dos contos, já que adoro de mais animais e só de pensar em algum ferido me dá aflição.

    Adorei a resenha. =D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah mas acho que só alguns aparecem um animal realmente ferido... as mortes deles não são o foco... e sim o que eles fizeram antes, como aconteceu nem é citado. Você fica levado a entender.

      Excluir
  3. Eu adoro livros de contos, é sempre bom ter a mão, pois as vezes da vontade de uma leitura rápida..Adorei a resenha, a edição parece estar linda mesmo. Bjs

    www.livrosemretalhos.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oii!! Acho a capa desse livro tão linda. Mas acredita que ainda não li esse livro, fiquei ainda mais curiosa para ler depois de sua resenha.

    Beijos

    ResponderExcluir