A guerra que salvou a minha vida - Kimberly Brubaker Bradley

Um tiro de livro, é um tiro de livro né mores??



Título: A guerra que salvou a minha vida.
Autor: Kimberly Brubaker Bradley 
 Páginas: 240 pg.
Editora: Darkside Books
Ano de Publicação: 2017 (Brasil)
Motivos para ler: Tocante, intenso, e triste, mas que no fim traz uma mensagem maravilhosa de esperança.
Motivos pra não ler: Leitura obrigatória!! Motivos inexistentes.
Analise de capa: Essa capa remendada me conquistou. Achei super fofa!! Vemos como se fosse através de uma janela, Ada observando uma pista de pouso para os aviões de guerra. Detalhe na imperfeição do pé torto dela.



Ada tem dez anos (ao menos é o que ela acha). A menina nunca saiu de casa, para não envergonhar a mãe na frente dos outros. Da janela, vê o irmão brincar, correr, pular – coisas que qualquer criança sabe fazer. Qualquer criança que não tenha nascido com um “pé torto” como o seu. Trancada num apartamento, Ada cuida da casa e do irmão sozinha, além de ter que escapar dos maus-tratos diários que sofre da mãe. Ainda bem que há uma guerra se aproximando. Os possíveis bombardeios de Hitler são a oportunidade perfeita para Ada e o caçula Jamie deixarem Londres e partirem para o interior, em busca de uma vida melhor. Kimberly Brubaker Bradley consegue ir muito além do que se convencionou chamar “história de superação”. Seu livro é um registro emocional e historicamente preciso sobre a Segunda Guerra Mundial. E de como os grandes conflitos armados afetam a vida de milhões de inocentes, mesmo longe dos campos de batalha. No caso da pequena Ada, a guerra começou dentro de casa. Essa é uma das belas surpresas do livro: mostrar a guerra pelos olhos de uma menina, e não pelo ponto de vista de um soldado, que enfrenta a fome e a necessidade de abandonar seu lar. Assim como a protagonista, milhares de crianças precisaram deixar a família em Londres na esperança de escapar dos horrores dos bombardeios. Vencedor do Newbery Honor Award, primeiro lugar na lista do New York Times e adotado em diversas escolas nos Estados Unidos.

Nossa história começa com a pequena Ada presa dentro de sua própria casa, trancafiada, sua única forma de observar o mundo é por sua janela. Ada é impedida de sair por sua mãe que a considera uma aberração, com uma perna torta. Ada se arrasta, e mal anda na minuscula casa. Mas sonha com uma vida melhor. Ela tem apenas 10 anos. E vive um inferno.
Seu irmãozinho pode sair, chegar tarde e se virar, e ela tem que cuidar de casa e sobreviver, já que a mãe de ambos os faz passar fome.
Quando decidem evacuar as crianças de Londres com o risco de bombardeios, Ada vê sua chance de fugir do horror que sua mãe representa. Mas nada é bem como imagina, primeiramente porque parece que a única adulta que pode hospedar os dois não tem nenhum interesse em cuidar de crianças, segundo as condições com que eram tratados mudam drasticamente e acontece um impacto de bom demais pra ser verdade nas crianças. E por último e mais importante, o amor e carinho com que começam a ser tratados. É uma coisa muito muito dolorosa quando você se dá conta que aquelas crianças cresceram sem amor. E não conseguem acreditar que alguém vá amar e se importar com elas.
Isso chega até ser uma coisa que as crianças não admitem. Não querem "falsas demonstrações".
É uma história emocionante, tocante, e se passa num período tão critico mundialmente. E conseguimos ver as consequências dessa guerra, chegando até Ada.
É um livro incrível, recomendo a todos. É muito mais que uma história é uma lição de vida.



O que eu achei?

O título do livro me chamou atenção logo de cara! Eu pensei... Como uma guerra pode salvar a vida de alguém? Lendo o livro logo entendi o sentido que o título quis dar.
Desde o inicio peguei um super asco da mãe da Ada, uma mulher desprezível e nojenta, sem amor no coração, uma pessoa realmente má.
Outra coisa que me chocou era a ignorância extrema da Ada. Ela não sabia nada sobre o mundo, tudo o que ela conhecia, era só a casa dela, onde não existiam as coisas mais básicas. Muitas coisas o irmão dela menor, que sabia mais.
E com certeza o que mais me chocou foi a dificuldade da Ada em admitir que agora ela estava sendo bem cuidada, e não manipulada. E pra ela conseguir admitir isso, foi dificil.
 É um livro tão tocante. Por favor! Leiam!

Quotes:

"Então o salão ficou vazio, exceto pelas professoras, a mulher de ferro, o Jamie e eu. A Mãe tinha razão. Ninguém queria a gente. Fomos os únicos que não tinham sido escolhidos."

“Você é perfeitamente capaz de aprender. Não dê ouvidos a quem não conhece você. Escute o que sabe. Escute a si mesma.”

“Sua coragem, sua disposição e sua determinação levarão você a sua vitória, minha querida.”

“Dei a mão a ela. Um novo e desconhecido sentimento me preencheu. Parecia o mar, a luz do sol, os cavalos. Parecia amor. Vasculhei minhas ideias e encontrei o nome. Felicidade.”



Share this:

JOIN CONVERSATION

6 comentários:

  1. Pusing mikirin cara cepat dapat uang?

    Ini solusinya,
    Gabung sekarang juga bersama KARTUSETAN,COM
    Hanya dengan modal 20.000, anda bisa menangkan puluhan juta rupiah dan berkesempatan mendapatkan JACKPOT hingga ratusan juta rupiah

    KartuSetan menyediakan 7 permainan dalam 1 akun
    *Poker Holdem
    *Domino QQ
    *Adu Q
    *Capsa
    *Bandar Q
    *Bandar Poker
    *Sakong

    Bonus Cashback 0,5% & Bonus Referal 15%
    Tunggu apalagi, mainkan langsung dari Hp kesayangan anda dan buktikan sendiri !!!

    Untuk info lebih lanjut anda bisa hub kami,
    Layanan Service 24 Jam :
    -> BBM : E37C8979
    -> WA : +855969229803
    -> Line : kartu_setan

    Kunjungi juga website kami di,
    WWW,KARTUSETAN,COM (ganti koma dengan titik)

    ResponderExcluir
  2. Que emocionante 😭 é um livro incrível❤

    ResponderExcluir